Tudo Sobre Assuntos Populares Uma multidão de mãos no ar - Tudo Sobre Assuntos Populares Bandeira

O Inferno é Real?


O inferno é real? - Pontos básicos
Pessoas em todo o mundo estão se perguntando: "O inferno é real?" Pode realmente haver um lugar real e físico de tormento e punição em fogo como descrito na Bíblia? Apenas três em cada dez adultos (31%) veem o inferno como um local real: "um lugar de tormento físico aonde as pessoas podem ser enviadas"1. Este artigo responde a perguntas comuns sobre o inferno e sua existência. Já que a Bíblia é a base para a doutrina do inferno, você vai ver que iremos citá-la ou a ela nos referir neste material.


O inferno é real? - Por que ele foi criado?
A questão de por que o inferno existe tem deixado perplexos muitos povos ao longo dos tempos. Inúmeras pessoas têm perguntado: "Se Deus é tão bom, por que criar um lugar como o inferno?" Isto é semelhante a perguntar: "Se o nosso governo é tão bom, por que criar prisões?" A resposta parece ser bastante simples - lugares como o inferno e prisões existem porque algumas pessoas vão optar por fazer a coisa errada, e por isso precisam ser punidas. É bastante fácil compreender como este raciocínio aplica-se à existência de prisões, mas será que pode ser aplicado ao inferno também?

No relato da criação bíblica encontrada no livro de Gênesis, nenhuma menção é feita de um lugar chamado inferno. Tudo o que Deus fez durante a sua criação foi muito bom. No entanto, a Bíblia nos diz em Mateus 25:41 que o inferno foi preparado para "o diabo e seus anjos" (veja também Isaías 14:12). Deus não criou o inferno para o homem; nunca foi a sua intenção que qualquer homem ou mulher fosse ao inferno. Em 2 Pedro 3:9, aprendemos que Deus não quer "que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento".

O que é o inferno? O inferno é um lugar real. Sabemos disso devido a muitos versículos da Bíblia, vários citados por Jesus, e sabemos que os perversos e injustos irão para lá quando morrerem. Então, mais uma vez, estamos de volta ao ponto principal de que Deus é bom, e a vida no inferno é terrível, então por que Deus criaria um lugar assim? Apesar do inferno ter sido originalmente criado para prender Satanás e os anjos que caíram com ele, haverá também homens e mulheres no inferno.


O inferno é real? – Por que alguém acabaria indo para lá?
O inferno é real? O inferno é um lugar de separação eterna de Deus, e as pessoas vão para lá quando morrem por terem escolhido se separar de Deus enquanto viveram na terra. Deus nos criou com o livre arbítrio para fazer nossas próprias escolhas, e separar-nos de Deus é uma das escolhas que somos livres para fazer. O nosso livre arbítrio é um dom maravilhoso de Deus no sentido de que Ele não nos força a amá-lO e segui-lO. Sem o nosso livre arbítrio, seríamos apenas marionetes ou robôs e isso não agrada a Deus, e certamente não faz nada para melhorar nossas vidas.

Enquanto Deus deseja que todos nós fizéssemos a escolha de amá-lO, algumas pessoas vão escolher rejeitá-lO. Essas pessoas morrerão em seus pecados e serão separadas de Deus para sempre no inferno. Muitos diriam que isso é injusto, e que um Deus amoroso jamais teria criado um sistema como este; no entanto, é precisamente o amor de Deus por nós, e o fato de que Ele é perfeitamente justo, que nos diz por que o inferno existe e por que os homens e as mulheres optam por ir lá. Deus nos ama tanto que respeita a nossa liberdade de escolha. Se optarmos por não amá-lO, então por que Ele deveria nos forçar a viver com Ele eternamente no céu? Viver por toda a eternidade com alguém que não amamos não seria inferno de qualquer maneira? Deus quer poupar as pessoas que não O amam de terem que viver com Ele e de estarem sob o Seu governo por toda a eternidade.


O inferno é real? – É punição para os perversos?
A pergunta: "O inferno é real?" é respondida "não" por um monte de gente. Essas pessoas gostariam de acreditar que quando morremos não vamos para um paraíso ou um inferno, simplesmente deixaremos de existir. No entanto, não seria um Deus que nos envia à inexistência depois da morte tão "cruel" como aquele que nos permite escolher livremente o nosso próprio destino, o qual poderia ser o inferno? Até mesmo o ateu Friedrich Nietzsche disse que preferiria a escolha de sofrer eternamente de forma consciente do que a inexistência.

A perfeita justiça de Deus exige também que haja um inferno para punir os ímpios e impenitentes entre nós. Walter Martin disse sobre a existência do inferno e castigo eterno em seu livro, The Kingdom of the Cults: "Eles colocam muita ênfase no fato de que Deus é amor, mas se esquecem de que, por ser amor, Ele é também Justiça e deve exigir vingança infinita sobre aquele que pisa sobre o sangue precioso de Cristo, o Cordeiro que foi morto pelos pecadores perdidos desde a fundação do mundo."

Que tipo de Deus amoroso Ele seria se os perversos nunca fossem punidos? Por que Ele teria enviado o Seu Filho para morrer pelos nossos pecados, se pudéssemos rejeitar a redenção e eventualmente não pagar o preço? Que incentivo teríamos de fazer o bem e amar a Deus se soubéssemos que poderíamos rejeitar o Seu Filho e optar por fazer o mal durante todas as nossas vidas e nunca sermos punidos? Não gostaríamos de ter essa falta de justiça nas ruas de nossas cidades e vilas, então por que esperar que Deus agisse assim com todo o universo?


Read O Inferno é Real? Page 2 Now!

Nota de rodapé:
1 Resultado de uma pesquisa do Grupo Barna, 1996.



O que você acha?
Todos nós pecamos e merecemos o julgamento de Deus. Deus, Pai enviou o Seu único Filho para satisfazer o julgamento por aqueles que creem nEle. Jesus, o Criador e eterno Filho de Deus, viveu uma vida sem pecado e nos ama tanto que morreu pelos nossos pecados, tomando sobre Si o castigo que nós merecemos, foi enterrado, e ressuscitou dos mortos, de acordo com a Bíblia. Se você realmente crê e confia nisso de coração, e escolher receber a Jesus como o seu único Salvador, declarando, "Jesus é o Senhor", você será salvo do julgamento e passará a eternidade com Deus no céu.

Qual a sua resposta?

Sim, eu quero seguir Jesus

Eu já sou um seguidor de Jesus

Ainda tenho dúvidas





Como posso conhecer a Deus?




Se você morresse, por que Deus deveria deixar você entrar no céu?


Direito Autoral © 2002-2021 AllAboutPopularIssues.org, Todos os Direitos Reservados